A instituição

Histórico - Campus Itacoatiara

Compartilhar

2012/2013

Os trabalhos de implantação do campus se deram com a definição da área para a construção das estruturas físicas, em parceria com a prefeitura, pesquisas das demandas acadêmicas e as audiências públicas a partir de 2012. Em 2013 foi realizada a terraplanagem da área doada pela Prefeitura Municipal de Itacoatiara.

2014

O IFAM CITA iniciou sua missão no município, em sede temporária na Escola Municipal Jamel Amed. Os primeiros TAES e docentes concursados assumiram seus cargos a partir de 01/04/2014. Ainda no primeiro semestre foram ofertados cursos noturnos na modalidade subsequente em Administração, Contabilidade e Informática. No segundo semestre, foram ofertados cursos de Meio Ambiente e Agronegócio, também na modalidade subsequente noturno.

2015

Devido a necessidade de ampliação do espaço e do número de salas de aulas, o IFAM CITA mudou sua sede provisória para a escola de fluviários, cedida devido а parceria com a empresa Hermasa e Fundação André e Lúcia Maggi. Também firmou parcerias para utilizar salas de aula da Escola Estadual Senador João Bosco. No início de 2015 a primeira turma na modalidade integrado foi ofertada, para o curso de Informática.

A implantação do Campus avançou com a doação oficial do terreno e da Fazenda Experimental pela Prefeitura Municipal, com a realização de pesquisas acerca das demandas acadêmicas junto a comunidade e com o início das obras de construção da sede definitiva do Campus.

2016/2017

Foi firmada parceria com a Escola Estadual João Valério para utilização do espaço físico. O ano seguiu com muitos eventos, visitas técnicas e projetos. O IFAM CITA ao longo dos anos promoveu vários eventos não só para a comunidade acadêmica, mas para a população itacoatiarense. Foram ofertados cursos de pós-graduação latu sensu em parceria com a UAB em Gestão Pública e Gestão em Saúde.

2018/2019

Foi firmada parceria com a Unopar, que permitiu ao IFAM CITA expandir a oferta de vagas, com o acréscimo dos cursos na modalidade subsequente de Agropecuária e integrada de Agropecuária e Administração. A sede definitiva do IFAM CITA foi inaugurada em maio de 2018. Nessa época tínhamos 739 estudantes matriculados e 50 servidores, entre professores e técnicos administrativos.

Em 2019, no ato de celebração de cinco (5) anos do IFAM CITA, o prefeito de Itacoatiara, Antônio Peixoto, anunciou a doação de mais três (3) hectares anexos a área da sede. Esta doação habilitou a expansão das possibilidades de atuação, com mais espaço para abrigar laboratórios de pesquisa, fazenda experimental e instalações para aulas práticas.

2020/2021

Devido a Pandemia de Covid-19 fomos obrigados a dar continuidade ao ano letivo por meio de aulas remotas, contribuindo para o controle da pandemia e o necessário isolamento social.

As aulas presenciais retornaram somente em 2021, as formaturas seguiram os protocolos de distanciamento social e assim as colações foram realizadas separadamente por curso. Em termos sociais e de aprendizagem, registramos um ciclo de grandes prejuízos. Em setembro de 2021 iniciou as aulas do primeiro curso de graduação ofertado pelo IFAM CITA: Licenciatura em Ciências Agrárias.

2022/2023

Novas turmas e cursos foram ofertados em nível médio integrado/subsequente: Administração, Agropecuária e MSI (Manutenção e Suporte em Informática).

2024/2025

O IFAM Campus Itacoatiara possui uma área total construída de 3.050,61 m², distribuída em dois pavimentos. Conta com laboratórios de física, química, biologia e três de informática, onze salas de aula, biblioteca, banheiros, espaços administrativos, salão de convivência e cantina. Hoje o campus conta com 35 docentes entre efetivos e substitutos, 28 técnicos administrativos em educação (TAE) e 32 colaboradores terceirizados, entre vigilantes, serviços gerais, apoio administrativo, motoristas e equipe multiprofissional. O IFAM CITA atende atualmente 540 alunos dos cursos integrados, subsequente e 2 turmas de licenciatura. Nestes 11 anos o campus matriculou cerca de 3.500 alunos, tendo registrado 895 diplomas.